Manutenção

Extintores

Entende-se como manutenção qualquer serviço efetuado em um extintor de incêndio de forma a manter suas condições originais de fabricação após sua utilização, ou quando detectada sua necessidade pelo serviço de inspeção. Os critérios para a manutenção de um extintor de incêndio estão normalizados pela NBR-12962, NBR-13485 e portarias do INMETRO. A manutenção de um extintor de incêndio está classificada em três níveis:

  • MANUTENÇÃO DE PRIMEIRO NÍVEL: É de caráter corretivo e envolve os componentes não sujeitos à pressão internamente. Pode ser realizada no local de instalação do extintor, preferencialmente por empresa Serviço Autorizado e também por qualquer empresa credenciada também junto ao INMETRO.
  • MANUTENÇÃO DE SEGUNDO NÍVEL: É de caráter preventivo e corretivo e deve ser executada a cada 12 meses, após o término de garantia do fabricante, obrigatoriamente por empresa credenciada ao Inmetro. Consiste na desmontagem completa do extintor para verificação, limpeza ou substituição de componentes internos e externos, incluindo o agente extintor e a pintura do equipamento, se necessário.
  • MANUTENÇÃO DE TERCEIRO NÍVEL: É realizado de 5 em 5 anos e consiste em remover a pintura do extintor e efetuar o ensaio hidrostático da válvula de descarga, do recipiente do agente extintor e do cilindro de gás expelente, quando houver. Após esta etapa, realiza a manutenção de 2º nível.

 

Mangueiras

A manutenção compreende as atividades de ensaio hidrostático, reparos, reempatação, limpeza e secagem. Após o ensaio hidrostático, a mangueira deve retornar, preferencialmente, para o mesmo hidrante ou abrigo em que se encontrava antes do ensaio.

NBR-12779
De acordo com a NBR-12779, toda mangueira de incêndio deve ser inspecionada a cada 6 meses e a cada 12 meses submetida à manutenção e ensaio hidrostático. Esses serviços requerem condições e equipamentos adequados e deverão ser realizados por empresa capacitada e preferencialmente por empresa Serviço Autorizado, visto que esta última atende a requisitos de qualidade e otimização além dos exigidos pelo Inmetro.

PERIODICIDADE
Inspeção: A cada 6 meses.
Ensaio Hidrostático: 1 ano.
Empatação: Somente quando houver necessidade.
Identificação das mangueiras e dos abrigos: Sempre que a mangueira for ensaiada hidrostaticamente, ou quando necessário.